agosto 10, 2009

Algumas razões para o uso do fogão solar



O fogão solar transforma a irradiação solar em calor para o preparo de alimentos ou para aquecer água etc. Concentradores de raios solares, dispostos em parábolica, convergem a energia para um ponto central, que aquece. Use a energia solar para cozinhar a custo zero...


1. Mais limpo
Com o fogão solar você utiliza energia mais limpa e natural: A radiação solar.

2. Mais barato
Nenhuma energia elétrica, nem gás, nem carvão, nem lenha é necessário. A energia solar é gratuita. O fogão solar pode cobrir entre 60 e 70% da sua energia.

3. Mais saudável
Com o fogão solar você evita a emissão de dióxido de carbono (a fumaça do fogão de lenha) que causa doenças respiratórias, além de está contribuindo negativamente para propagação do Efeito Estufa. Um fogão solar pode evitar a emissão de 5 toneladas do dióxido de carbono por ano.

4. Mais tempo livre
Quem usa um fogão de lenha precisa dedicar muito tempo em busca de lenha. Este tempo pode ser aproveitado para estudar ou trabalhar.

5. Melhor para o meio ambiente
Em muitas regiões do mundo não existe mais lenha suficiente. Cerca de um terço da população mundial (mais de 2 bilhões de pessoas), dependem diariamente de lenha para satisfação de suas necessidades energéticas direcionadas para a utilização domiciliar (alimentação e aquecimento). Isto representa um desmatamento muito grande das florestas tropicais. No Sertão do Brasil 30% da madeira retirada da caatinga transforma-se em lenha. Utilizando o fogão solar, será possível economizar até 55% dessa lenha.

6. Mais simples
Quem cozinha diariamente nao terá dificuldades com manejo. O sol aquecerá a panela e você se surpreenderá quão simples é, especialmente porque, você não precisa observar todo tempo para que sua comida fique boa.

7. Mais divertida
Com o fogão solar você não fica sozinha na cozinha, mas poderá preparar a comida no quintal á luz do sol em companhia de sua familia. Você terá prazer em cozinhar.

8. Muito rapido
A alta potência do fogão solar possibilita cozinhar com mais rapidez, um arroz cozinha entre 6 e 10 minutos, dependendo do sol do dia.

9. E há ainda muito mais possibilidades: Geração de renda



  • Uso em restaurantes, lanchonetes, pousadas etc.

  • Produção de calda e geléia;

  • Conservação de frutas e verduras (cozedura);

  • Torrefação de café ou amendoim ou outros sementes

  • Produção de bolo ou pão;

  • Fabricação de sabão, creme ou óleos;

  • Esterilização de água ou instrumentos;

  • Corar tecidos;

  • Esquentar água para lavar pratos ou roupas, ou até mesmo para ingestão;

  • Aquecer ferro para passar as roupas;

  • etc.

Você pode adquirir uma prática profissional atráves do fogão solar...

agosto 05, 2009

Como usar o fogão solar corretamente

1. Cesto de retenção de calor




Muito importante para o uso correto do fogão solar é a utilização de cestos de retenção de calor. Caixas de retenção de calor tem sido usadas há muito tempo. É uma das maneiras mais simples e eficazes para economizar energia e simplificar o trabalho na cozinha. Quando suas refeições fervem nos cestos de retenção de calor e se mantêm quentes, você pode encurtar o tempo de cozimento no fogão solar. Assim se pode utilizar o fogão solar também quando faz pouco sol. A comida ferve no cesto sem necessidade de sua presença constante. E sobretudo: Cozinhando deste modo, você não dependerá de horário, Com vários cestos é possível servir também um menu completo em várias panelas. Você pode usar cestos de retenção de calor forrados com cobertas, por exemplo,mas, também pode usar um travesseiro com enchimento de feno ou outras materais.

2. Regras básicas para cozer, assar, tostar e fritar

Localização
O fogão solar precisa de um lugar ensolarado, plano, protegido contra vento. Você pode melhorar a firmeza do fogão contra o vento forte fixando pesos à armação.

Panelas
Só utilize panelas e frigideiras escuras. É preferível usar a panela preta esmaltada ou uma panela grande de ferro fundido. Para refeições feitas em frigideira é vantajoso usar uma frigideira com bordas altas. Bem adequada também são panelas de barro.
Nenhuma panela com garras, cabo ou botão de matéria plástica deve ser usada, pois não resistem à altas temperaturas. Se você não conseguir desparafusar as peças de plástico deve enrolá-las em folhas de alumínio.
Uma panela grande é muito adequada para o aquecimento brando de pequenas quantidades em banho-maria (por exemplo: leite, pudim, mel etc...)

Assar
Para assar coloca-se uma fôrma para bolo dentro da panela. Não coloque água na panela! Não posicione a fôrma para bolo diretamente no fundo da panela e sim sobre um cavalete de arame, por exemplo, um tripé ou uma espiral de arame de alumínio.
Coloque a tampa preta sobre a panela (naõ use tampa de vidro que poderá causar manchas escuras no bolo). Assar sempre com tampa fechada! Abra a tampa levemente apenas alguns minutos antes do final, para que o vapor possa escapar e produzir uma cresta no bolo. Durante o tempo de assar o bolo, a panela deverá ser girada por 90 graus a cada 10 a 20 minutos a fim de que o bolo pegue uma cor uniforme.
Para retirar o bolo utilize panos ou guardanapos para não se queimar. A panela e o conteúdo podem atingir temperaturas muitas altas, como no forno comum. Uma boa idéia é dobrar um gancho duplo de arame para retirar a assadeira com mais facilidade.

Fritar
Para fritar em azeite quente ou gordura, encher a panela somente de 3 a 5 cm de altura com óleo. Sempre que possível coloque a tampa, caso contrário não se atinge a temperatura necessária para fritar.
Para fritar carnes, salsichas, ovos e outros, procede-se como nos fogões elétricos ou a gás, mas convém usar a panela grande para evitar salpicos de gordura.
É possível cozinhar simultaneamente em 2 panelas pequenas, mas, melhor mesmo é colocar sempre uma panela de cada vez no fogão solar e usar o cesto retentor de calor ou vários cestos de retenção de calor para manter a temperatura da comida em várias panelas.
Não toste na panela esmaltada porque a camada de esmalte se desprende com temperaturas altas no fundo da panela.

agosto 04, 2009

Quando a cozedura demora muito...

... Pode ser pelos os seguintes motivos:


  • Falta tampar a panela ou a panela não é preta.

  • Não faz sol. Isso se vê facilmente quando o sol não projeta sombras nítidas.

  • O fogão não se encontra protegido contra vento. O vento pode baixar consideravelmente a temperatura. (Você pode diminuir a perda de calor pelo vento colocando a panela numa tigela de vidro Pirex com tampa ou pendurar uma travessa de aço escura na tigela Pirex).

  • O refletor não está corretamente posicionado em relação ao sol, ou seja, as chamas de incandescência não abrangem a área inferior da panela.

  • Cai sombra no refletor.

  • A panela é pequena demais, de modo que uma parte dos raios concentrados passa pelos lados da panela. Também o uso de duas panelas diminui a potência do fogão.

  • As chapas do refletor estão foscas ou muito poluídas.

agosto 03, 2009

Primeiras experiências

Aquecer água
O fogão solar fica num lugar ensolarado e protegido do vento na posição de repouso, isto é, com o abaulamento do refletor voltado para cima. Gire o suporte do fogão, de modo que o fogão fique perpendicularmente à direção do sol. Para isso observa se a sombra do suporte atrás do fogão. Agora move o refletor para cima, de modo que você pode ficar à sombra do refletor ao lado do suporte da panela. Os parafusos do freio devem estar fixados com delicadeza.

Em seguida coloca a panela com água no suporte (na sombra do refletor). Só agora gira o refletor em direcão ao sol. Faça isso observando o indicador de sombra. A luz concentrada gera na panela escura chamas claras de incandescênia. Estas deveriam agora cobrir a parte inferior da panela.
Com o sol inclinado deve se atentar para que as chamas de incandescência não apareçam demasiado na tampa da panela e sim em toda a parte inferior desta e também um pouco na frente da panela. Para isso, não é necessário girar o refletor com exatidão, mas sim posicioná-lo eventualmente mais inclinado, observando as chamas de incandescência.
Você deverá ajustar o fogão em relação ao sol a cada 15 a 20 min., girando o fogão por um lado e inclinado o refletor por outro, até que a sombra do posicionador fique novamente centrada e as chamas de incandescência abrangem o fundo da panela. Isto não requer especial atenção.



Sempre que possível, faça com que apenas seu fogão solar e não você mesma fique exposta ao sol.



Use eventualmente um boné ou chapéu para se proteger.



Conservação de alimentos
A conservação de frutas e verduras se torna muito mais fácil usando o fogão solar e a grande panela. Nesta por exemplo, cabem vários vidros de compotas. Frutas podem ser conservados ou preparadas em marmelada. Grandes quantidades de geléia podem ser cozidas sem consumo de energia.
Para cozer frutas, proceda como num fogão a gás ou elétrico. Você verá como é agradável cozinhar ao ar livre, mas convém observar antes o boletim metereológico.

>>Levando em conta que mundialmente apodrecem mais de 1/5 dos alimentos produzidos, ficam óbvias as vantagens do fogão solar na conservação de alimentos.


Sopa de legumes, refeições em uma panela só, caldos de carne

Muito simples é o preparo de sopa de legumes e refeições feita em uma panela só no fogão solar, porque não podem queimar e requerem pouca supervisão.
Coloque a panela solar no fogão (na sombra do refletor) e direcione o fogão para o sol. Coloque óleo ou gordura na panela até cobrir o fundo, frite a verdura limpa e misture com a quantitade necessária de água. Acrescente condimentos de sopa. Ferva a sopa e deixe cozer até ficar pronta. Depois refinar e temperar a sopa a gosto.
Sopa de carne não se deve deixar cozer muito tempo, senão o caldo fica opaco. Você pode reduzir a potência, girando um pouco o fogão em relação ao sol.


Arroz
Para cozinhar arroz, proceda como num fogão comum. Mas para cozinhar arroz, o cesto de retenção de calor é ideal. Após 10 minutos de cozimento, coloque a panela de arroz no cesto. O arroz não precisa nenhuma supervisão e fica pronto a quente até a hora da refeição. O tempo deste cozimento dura aproximadamente uma hora. A retenção de calor e o cozimento dependem do isolamento do cesto e do tipo e da quantidade de ingredientes.

>> Naturalmente cozinhar no cesto de retenção de calor também é recomendado para o fogão a gás. Assim se economiza energia de maneira muito simples.


Macarrão
Macarrão não pode ser cozido no cesto de retenção de calor (fica pegajoso). Cozinhe-o até ficar pronto, despeje a água e tempere com manteiga e molhos. Agora você pode colocar a panela com o macarrão pronto no cesto de retenção de calor.



Purê de milho
Ferva água no fogão solar. Dilua uma parte da farinha com água fria em uma tigela e mexa-a na água fervida. Dilua mais uma vez farinha na papa quente, de modo que a massa fique uniforme. Para não ficar muito tempo mexendo, cozinhe o purê quente no cesto de retenção de calor.
Prepare em seguida o molho no fogão solar.
Para outros purês (leite, arroz, sêmola...), proceda de mesma maneira.


Batatas
Batatas com casca precisam de pouco cuidado. Frequentemente posiciona o fogão de modo que o sol incide perpendicularmente no refletor só após uma meia hora. Desta maneira uma panela grande com batatas está pronta em uma hora, sem nenhuma supervisão.
Batatas fritas ficam melhor numa panela grande para evitar turvamento e salpicos de gordura no refletor.
As batatas com casca sem água em uma assadeira com suporte saem muito bem. Antes de assar, as batatas bem lavadas podem ser temperadas com azeite de oliva, sal e pimenta. Fica pronto em 1 ou 2 horas.
Também se pode preparar um empadão de batatas numa forma de empada; para assar, proceda como num assado comum.


Carne e peixe

Coloque azeite ou gordura em uma panela ou frigideira ou coloque-a no suporte da panela à sombra do refletor (ajuste primeiro o suporte em relação à sombra, em seguida o refletor com auxílio do indicador de sombra).
Com o fogão solar é possível fritar em poucos minutos peixe, fatias finas de carne, ovos fritos e ovos mexidos.
Neste caso não usar a tampa, porém usando uma frigideira recomendo uma proteção contra salpicos de gordura.


Coxinhas de frango
Lave, seque e tempere as coxinhas de frango. Coloque a panela solar no suporte da panela à sombra, deite azeite de oliva na panela, ajuste o refletor para o sol e aqueça o óleo levemente. Agora coloque as coxinhas na panela e feche a tampa. Deixe fritar as coxinhas uns 10 a 15 minutos. Quando o lado inferior das coxinhas extiver bem fritado, vire-as e deixe fritar do outro lado. Com muito sol, as coxinhas levam aproximadamente de 30 a 40 minutos.


Frituras em óleo
Para fritar em azeite se necessita de temperaturas acima de 160° C. Para isso precisa fazer sol sem nuvens por uma hora no mínimo.
Encha a panela somente com 3 a 5 cm de óleo. Deixe a tampa, sempre que puder, fechada, senão será difícil atingir estas temperaturas elevadas.

>> Imagine que esta aplicação é de grande utilidade principalmente para pessoas que vendem refeições na rua, fritando em óleo no fogão solar.

agosto 02, 2009

Regras de manutenção do fogão solar

O fogão solar fica no ambiente externo no ano inteiro. Quando não é utilizado, fica em estado inativo (lado posterior para cima), de modo, que nenhuma sujeira possa cair no refletor.

A limpeza é muito simples. Você deve, porém, usar somente panos ou esponjas úmidas que não desfiam. Para iniciar, o refletor deve ser lavado com um pano ou esponja úmida molhada com detergente. Em seguida, lave-o com água limpa. Para evitar manchas de cal seque o refletor com papel de jornal (ou com pano seco).

Manchas de gordura devem ser lavadas o quanto antes.

Nunca utilize esponjas com fios metálicos ou detergente em pó para esfregar o refletor. Estes raspam a superfície do refletor e diminuem o potência do fogão.